Formações pedagógicas (BNCC) para educação infantil e ensino fundamental 1

O objetivo das nossas formações é levar os docentes à realizarem reflexões intelectuais sobre a prática cotidiana numa perspectiva de práxis pedagógica. Como afirma  Giroux (1997, p. 40), as escolas precisam de profissionais com visão de futuro, que sejam tanto teóricos como praticantes e que possam combinar teoria, práticas e valores sociais e culturais democráticos.

As formações são realizadas com temáticas partindo da necessidade do grupo, nas áreas do conhecimento, contemplando os seguintes momentos: leitura deleite; estudo da teoria contemplando dinâmicas para leitura e interpretação do texto; Debates; Atividades práticas;  retomada da teoria e sua implicação na prática, considerando que teoria e prática são indissociáveis “ São, portanto, componentes indissolúveis da ―práxis, definida como atividade teórico-prática que inclui um lado ideal, teórico, e um lado material, propriamente prático, que só podem ser separados por um processo de abstração”. (VÁSQUEZ, 1977 apud SANTOS, 2014, p. 85). 

DUTRA, E. F. Relação entre Teoria e Prática em Configurações Curriculares de Cursos de Licenciatura. In: Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis/SC, 2009, p. 1-12.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997

formação profissional